Regulamento SUPERMOTO DAS ÁGUAS 2013
ART. 01 PRAZO
Este
regulamento entrará em vigor a partir do momento de sua publicação e divulgação
pela organização.
ART. 02 ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
A) O Supermoto das Águas será realizado em etapa única num
total de 4categorias.
B) Os pilotos poderão participar de até duas categorias desde que suas motos se adéqüem
ao regulamento.
C) A Organização se reserva o direito, de adiar,
suspender e alterar horários e circuitos.
D) Se, por qualquer motivo de força maior ou de
segurança, a corrida não se realizar, os organizadores não serão responsáveis
perante os participantes, nem serão obrigados a qualquer tipo de indenização.
F) Ao
organizador compete ter nos treinos oficiais, bem como nas provas, uma equipe
MÍNIMA de 1(um) médico, equipe de resgates e enfermeiros, que deverão estar
munidos de: 1 (uma) UTI móvel e 1(uma) ambulância com reanimação (Tipo B).
ART. 03 MOTOCICLETAS E
CLASSES
A)
As motocicletas estão divididas em
categorias que devem ser observadas para todos os eventos.
B)
É permitido no máximo, 2 (duas) motos
para cada piloto. Os pilotos podem trocar de motocicleta durante os treinos e
entre as baterias, porém devem efetuar a troca dentro dos Box de modo que nunca
tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
C)
As classes reconhecidas para o
Supermoto são as seguintes:
Ø SM1 – Aberta
a motocicletas Enduro / MotoCross especiais para prática do esporte acima de
125cc 2 t ou 300cc 4 t, e preparação livre e poderão usar pneus slick.
Ø SM3 Intermediaria – Aberta a motocicletas nacionais Trail 2 t ou 4 t homologadas de até 230cc
pela CBM, no caso do uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus DOT nas
seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100 ou 110/-17.
Ø SM3 Pró –
Aberta a motocicletas nacionais 4 t acima de 250cc, homologadas pela CBM, no caso do uso de
aro 17 fica limitado o uso de pneus DOT nas seguintes medidas, Traseiro 130/
-17 / Dianteiro 100 ou 110/-17, Preparação livre , suspensão preparação interna
apenas.
. D) Uma
motocicleta poderá ser usada por mais de um piloto em baterias diferentes, para
tanto os pilotos deverão estar inscrito nas duas categorias, manter o número de
cada piloto e informar por escrito a direção de prova.
ART. 04 PERCURSO
O
percurso foi desenvolvido por uma comissão formada por 3 (três) Pilotos, e
poderá ter no Maximo 30% de terra, podendo ser em percursos até 100% no
asfalto. A direção de prova pode modificar o percurso por motivos de força
maior.
ART. 05 TREINOS E VISTORIA
TÉCNICA
A)
A VISTORIA TÉCNICA é obrigatória e
deverá ser realizada antes dos treinos livres oficiais. Durante a vistoria os
pilotos são obrigados a apresentar suas motocicletas e seus equipamentos de
segurança: capacete, botas, luvas, joelheiras e coto veleiras.
B)
TREINOS LIVRES; Os organizadores
promoverão treinos livres, que devem ser mencionados no regulamento
suplementar.
C) Os organizadores se reservam o
direito de vistoriar as motos a qualquer momento durante as etapas. O piloto
que não quiser submeter sua moto a vistoria, será desclassificado da etapa.
ART. 06 PROVAS
A ordem do grid de largada da 2a Bateria, caso
haja, será definida pela classificação da 1a
bateria.
ART. 07 GRID DE LARGADA
A) A formação do Grid será determinada pela ordem de
entrada na pista. O Grid será formado da seguinte forma: 2x2x2... Ou definido
no regulamento suplementar ou ainda pelo diretor de prova na reunião com
pilotos.
B) O número de motocicletas por bateria será definido no
regulamento suplementar ou durante a reunião com os pilotos.
C) Em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos
que seis motos. Não haverá largada com menos de seis motos, o Diretor de prova
poderá juntar as categorias neste caso.
ART. 08 PROVAS
A) A duração de cada bateria será de no
máximo de 20 minutos + 2 voltas.
B) Poderão ser realizadas mais de uma
bateria por classe em cada evento.
ART. 09 PROCEDIMENTOS DE
LARGADA
A) As motocicletas devem se apresentar à zona de espera
10 minutos antes da largada.
B)
As motocicletas
serão encaminhadas para o Grid 5 minutos antes da largada.
C) Será apresentada uma placa 1 minuto
antes da largada, momento onde os pilotos devem ligar as suas motos.
D) Será apresentada uma placa de 30 segundos para a
largada. O comissário de largada, com bandeira vermelha, se posicionará a
frente do Grid. No final do Grid, o comissário com bandeira verde passará para
avisar que todos estão prontos. Neste momento, o comissário da bandeira
vermelha se deslocará para o lado de fora da pista e será ligada a luz
vermelha. Após 2 a 5 segundos, a luz vermelha se apagará, dando a largada.
E) Somente pilotos e motocicletas terão acesso ao Grid de
largada.
F) Queima de largada: Queima de largada é definida pela
motocicleta se mover para frente enquanto a luz vermelha estiver acesa. A
Direção de Prova decidirá se cabe penalidade (acréscimo de tempo ou stop and
go de 5”).
G) Caso
não esteja disponível a luz vermelha, a largada será dada com a bandeira
quadriculada.
ART. 10 PONTUAÇÃO
A) Para obter classificação o piloto deverá:
Completar
o mínimo de 50% de voltas realizadas pelo vencedor. (Caso o número não seja
inteiro, arredondar para o número imediatamente superior). Caso a comissão de
Supermoto encontre algum resultado que não tenha observado os 50%, deverá
corrigir o mesmo e repontuar os pilotos na etapa.
Receber a bandeira de chegada
até 5 min. depois da chegada do vencedor, segundo a cronometragem oficial.
Pontuação a ser atribuída aos
pilotos:
1º - 25 pontos 09º - 12
pontos 17º - 04 pontos
2º - 22 pontos 10º - 11
pontos 18º - 03 pontos
3º - 20 pontos 11º - 10
pontos 19º - 02 pontos
4º - 18 pontos 12º - 09
pontos 20º - 01 pontos
5º - 16 pontos 13º - 08
pontos
6º - 15 pontos 14º - 07
pontos
7º - 14 pontos 15º - 06
pontos
8º -
13 pontos 16º - 05 pontos
ART. 11 BANDEIRAS
VERDE
Pista livre
Deve ser mostrada parada em
todos os postos na primeira volta dos treinos, warm ups e volta de
apresentação.
Deve ser apresentada parada no
posto imediatamente após o acidente ou incidente que necessite o uso de
bandeiras amarelas.
Deve ser usada agitada na
abertura do pit lane.
Deve ser usada na largada da
volta de warm up
AMARELA
Deve ser
mostrada agitada indicando perigo à frente. Os pilotos devem reduzir a
velocidade. Ultrapassagens são proibidas até o ponto onde a bandeira verde é
mostrada. Infração a esta regra nos treinos incidirá em perda do tempo na volta
da infração, infração durante as corridas incidirá em stop and go ou
penalidade de tempo.
Em ambas as situações, caso o
piloto devolva a posição imediatamente após perceber a infração, levantando o
braço para indicar tal procedimento, as penalidades não serão aplicadas, a
critério da direção de prova.
Deve ser mostrada parada no
posto anterior a bandeira agitada.
Deve ser mostrada parada fixa
no local exato dos postos de sinalização durante a inspeção do circuito.
Deve ser mostrada agitada em
todas as filas no caso de largada adiada.
Deve ser mostrada parada no pit
lane indicando moto trafegando no pit.
BANDEIRA AZUL
Deve ser mostrada agitada
indicando ao retardatário que os lideres irão ultrapassá-lo.
BANDEIRA BRANCA
Veiculo médico na pista
(ambulância e/ou medical car). Reduza velocidade e ultrapassagem proibida.
Mesmo critério da bandeira amarela.
Deve ser mostrada agitada no
posto onde a ambulância se encontra e parada no posto anterior.
Ultrapassagens permitidas
somente após a ambulância.
BANDEIRA QUADRICULADA BRANCA
E PRETA
Deve ser mostrada agitada, ao
nível da pista, indicando fim de treino ou prova.
BANDEIRA VERMELHA
Deve ser mostrada agitada em
todos os postos indicando interrupção de treino ou prova. Pilotos devem voltar
lentamente para os boxes.
Deve ser mostrada parada no
final do pit lane indicando box fechado.
Deve ser mostrada parada em
frente ao grid indicando fim da volta de warm up.
Deve ser usada no carro de
direção de prova fechando a pista.
BANDEIRA PRETA
Deve ser
mostrada em todos os postos parada com o número da moto indicando
desclassificação.