REGULAMENTO


Regulamento SUPERMOTO DAS ÁGUAS 2013

 ART. 01 PRAZO
Este regulamento entrará em vigor a partir do momento de sua publicação e divulgação pela organização.

 ART. 02 ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
A) O Supermoto das Águas será realizado em etapa única num total de 4categorias.
B) Os pilotos poderão participar de até duas categorias desde que suas motos se adéqüem ao regulamento.  
C) A Organização se reserva o direito, de adiar, suspender e alterar horários e circuitos.
D) Se, por qualquer motivo de força maior ou de segurança, a corrida não se realizar, os organizadores não serão responsáveis perante os participantes, nem serão obrigados a qualquer tipo de indenização.
F) Ao organizador compete ter nos treinos oficiais, bem como nas provas, uma equipe MÍNIMA de 1(um) médico, equipe de resgates e enfermeiros, que deverão estar munidos de: 1 (uma) UTI móvel e 1(uma) ambulância com reanimação (Tipo B).
ART. 03 MOTOCICLETAS E CLASSES
A) As motocicletas estão divididas em categorias que devem ser observadas para todos os eventos.
B) É permitido no máximo, 2 (duas) motos para cada piloto. Os pilotos podem trocar de motocicleta durante os treinos e entre as baterias, porém devem efetuar a troca dentro dos Box de modo que nunca tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
C) As classes reconhecidas para o Supermoto são as seguintes:
Ø SM1 – Aberta a motocicletas Enduro / MotoCross especiais para prática do esporte acima de 125cc 2 t ou 300cc 4 t, e preparação livre e poderão usar pneus slick.

Ø SM3 Intermediaria – Aberta a motocicletas nacionais Trail 2 t ou 4 t homologadas de até 230cc pela CBM, no caso do uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus DOT nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100 ou 110/-17.
Ø SM3 Pró – Aberta a motocicletas nacionais 4 t acima de  250cc, homologadas pela CBM, no caso do uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus DOT nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100 ou 110/-17, Preparação livre , suspensão preparação interna apenas.
. D) Uma motocicleta poderá ser usada por mais de um piloto em baterias diferentes, para tanto os pilotos deverão estar inscrito nas duas categorias, manter o número de cada piloto e informar por escrito a direção de prova.
ART. 04 PERCURSO
O percurso foi desenvolvido por uma comissão formada por 3 (três) Pilotos, e poderá ter no Maximo 30% de terra, podendo ser em percursos até 100% no asfalto. A direção de prova pode modificar o percurso por motivos de força maior.
ART. 05 TREINOS E VISTORIA TÉCNICA
A) A VISTORIA TÉCNICA é obrigatória e deverá ser realizada antes dos treinos livres oficiais. Durante a vistoria os pilotos são obrigados a apresentar suas motocicletas e seus equipamentos de segurança: capacete, botas, luvas, joelheiras e coto veleiras.
B) TREINOS LIVRES; Os organizadores promoverão treinos livres, que devem ser mencionados no regulamento suplementar.
 C) Os organizadores se reservam o direito de vistoriar as motos a qualquer momento durante as etapas. O piloto que não quiser submeter sua moto a vistoria, será desclassificado da etapa.
ART. 06 PROVAS
A ordem do grid de largada da 2a Bateria, caso haja, será definida pela classificação da 1a bateria.
ART. 07 GRID DE LARGADA
A) A formação do Grid será determinada pela ordem de entrada na pista. O Grid será formado da seguinte forma: 2x2x2... Ou definido no regulamento suplementar ou ainda pelo diretor de prova na reunião com pilotos.
B) O número de motocicletas por bateria será definido no regulamento suplementar ou durante a reunião com os pilotos.
C) Em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos que seis motos. Não haverá largada com menos de seis motos, o Diretor de prova poderá juntar as categorias neste caso.
ART. 08 PROVAS
A) A duração de cada bateria será de no máximo de 20 minutos + 2 voltas.
B) Poderão ser realizadas mais de uma bateria por classe em cada evento.
ART. 09 PROCEDIMENTOS DE LARGADA
A) As motocicletas devem se apresentar à zona de espera 10 minutos antes da largada.
B) As motocicletas serão encaminhadas para o Grid 5 minutos antes da largada.
 C) Será apresentada uma placa 1 minuto antes da largada, momento onde os pilotos devem ligar as suas motos.
D) Será apresentada uma placa de 30 segundos para a largada. O comissário de largada, com bandeira vermelha, se posicionará a frente do Grid. No final do Grid, o comissário com bandeira verde passará para avisar que todos estão prontos. Neste momento, o comissário da bandeira vermelha se deslocará para o lado de fora da pista e será ligada a luz vermelha. Após 2 a 5 segundos, a luz vermelha se apagará, dando a largada.
E) Somente pilotos e motocicletas terão acesso ao Grid de largada.
F) Queima de largada: Queima de largada é definida pela motocicleta se mover para frente enquanto a luz vermelha estiver acesa. A Direção de Prova decidirá se cabe penalidade (acréscimo de tempo ou stop and go de 5”).
G) Caso não esteja disponível a luz vermelha, a largada será dada com a bandeira quadriculada.
ART. 10 PONTUAÇÃO
A) Para obter classificação o piloto deverá:
Completar o mínimo de 50% de voltas realizadas pelo vencedor. (Caso o número não seja inteiro, arredondar para o número imediatamente superior). Caso a comissão de Supermoto encontre algum resultado que não tenha observado os 50%, deverá corrigir o mesmo e repontuar os pilotos na etapa.
Receber a bandeira de chegada até 5 min. depois da chegada do vencedor, segundo a cronometragem oficial.

Pontuação a ser atribuída aos pilotos:
1º - 25 pontos 09º - 12 pontos 17º - 04 pontos
2º - 22 pontos 10º - 11 pontos 18º - 03 pontos
3º - 20 pontos 11º - 10 pontos 19º - 02 pontos
4º - 18 pontos 12º - 09 pontos 20º - 01 pontos
5º - 16 pontos 13º - 08 pontos
6º - 15 pontos 14º - 07 pontos
7º - 14 pontos 15º - 06 pontos
8º - 13 pontos 16º - 05 pontos
ART. 11 BANDEIRAS
VERDE
Pista livre
Deve ser mostrada parada em todos os postos na primeira volta dos treinos, warm ups e volta de apresentação.
Deve ser apresentada parada no posto imediatamente após o acidente ou incidente que necessite o uso de bandeiras amarelas.
Deve ser usada agitada na abertura do pit lane.
Deve ser usada na largada da volta de warm up
AMARELA
Deve ser mostrada agitada indicando perigo à frente. Os pilotos devem reduzir a velocidade. Ultrapassagens são proibidas até o ponto onde a bandeira verde é mostrada. Infração a esta regra nos treinos incidirá em perda do tempo na volta da infração, infração durante as corridas incidirá em stop and go ou penalidade de tempo.
Em ambas as situações, caso o piloto devolva a posição imediatamente após perceber a infração, levantando o braço para indicar tal procedimento, as penalidades não serão aplicadas, a critério da direção de prova.
Deve ser mostrada parada no posto anterior a bandeira agitada.
Deve ser mostrada parada fixa no local exato dos postos de sinalização durante a inspeção do circuito.
Deve ser mostrada agitada em todas as filas no caso de largada adiada.
Deve ser mostrada parada no pit lane indicando moto trafegando no pit.
BANDEIRA AZUL
Deve ser mostrada agitada indicando ao retardatário que os lideres irão ultrapassá-lo.
BANDEIRA BRANCA
Veiculo médico na pista (ambulância e/ou medical car). Reduza velocidade e ultrapassagem proibida. Mesmo critério da bandeira amarela.
Deve ser mostrada agitada no posto onde a ambulância se encontra e parada no posto anterior.
Ultrapassagens permitidas somente após a ambulância.
BANDEIRA QUADRICULADA BRANCA E PRETA
Deve ser mostrada agitada, ao nível da pista, indicando fim de treino ou prova.
BANDEIRA VERMELHA
Deve ser mostrada agitada em todos os postos indicando interrupção de treino ou prova. Pilotos devem voltar lentamente para os boxes.
Deve ser mostrada parada no final do pit lane indicando box fechado.
Deve ser mostrada parada em frente ao grid indicando fim da volta de warm up.
Deve ser usada no carro de direção de prova fechando a pista.
BANDEIRA PRETA
Deve ser mostrada em todos os postos parada com o número da moto indicando desclassificação.